Utilização de borracha reciclada de pneus em misturas asfálticas
Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil – Florianópolis / 2000
Tese de REUS BORTOLOTTO SALINI
Orientador: Antônio Fortunato Marcon
Defesa: Agosto/2000
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi caracterizar o comportamento estrutural e mecânico das misturas asfálticas empregadas na pavimentação rodoviária quando há a incorporação de borracha reciclada de pneus usados. A metodologia empregada resultou em significativa melhoria do desempenho estrutural da mistura asfáltica com borracha quando comparada com uma mistura de referência (sem borracha).
Observou-se as alterações no desempenho das misturas variando-se as quantidades de cimento asfáltico e borracha para uma mesma composição granulométrica de agregados.
As misturas foram avaliadas com base no Método Marshall e resistência à tração por compressão diametral. As misturas otimizadas também foram submetidas aos ensaios especiais (módulo de resiliência e vida de fadiga). Todos os resultados dos ensaios são apresentados.