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Estudo de Propriedades Mecânicas de Concretos Compactados com Incorporação de Fresados para Bases de Pavimentos

  • Postado por Portal de Tecnologia
  • Data abril 17, 2014
  • Comentários 0 comentário

Autora: Drª Taís Sachet;
Orientador: Prof. Dr. José Tadeu Balbo.

Tese apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Engenharia.
Área de Concentração: Engenharia de Transportes – Infraestrutura de Transportes

 

RESUMO

O fresado asfáltico ou Reclaimed Asphalt Pavement (RAP), como é conhecido em língua inglesa, é um material proveniente da fresagem de revestimentos asfálticos quando da restauração de pavimentos flexíveis. Esse material é produzido em grandes quantidades nas grandes cidades, o que justifica a busca de soluções para sua destinação final. Neste trabalho foram estudados os efeitos da incorporação de RAP em concreto compactado com rolo (CCR). Foram produzidas seis diferentes misturas de CCR. O CCR de referência (CCR-1) foi produzido com areia industrial e serviu de parâmetro para análise das demais misturas: CCR com areia natural (CCR-2), CCR com substituição de 100% da areia por RAP (CCR1-AF), CCR com substituição de 100% do pedrisco por RAP (CCR1-PF), CCR com substituição de 100% da brita 1 por RAP (CCR1-BF) e CCR com substituição de 50% de agregado natural por 50% da fração total do RAP (CCR1-FT). Os ensaios de compressão diametral e tração na flexão mostraram que a incorporação de RAP, em qualquer fração, diminui bruscamente a resistência mecânica dos corpos de prova, em relação ao CCR de referência, sendo a queda mais acentuada no caso da resistência à compressão. O módulo de elasticidade obtido por meio da instrumentação dos corpos de prova com LVDT (linear variable differential transformer) e strain gages, assim como o módulo de elasticidade dinâmico, obtido por pulso ultrassônico, apresentaram quedas significativas, quando comparados ao CCR de referência. Os CCR com incorporação de RAP apresentaram queda nos valores de tenacidade e aumento na resistência de propagação da trinca. As observações com microscópio óptico, lupa estereoscópica e com microscópio eletrônico de varredura mostraram que a interface entre o agregado fresado e a pasta de cimento foi prejudicada pela presença do filme asfáltico nos agregados de RAP. Embora a incorporação do RAP na mistura de CCR diminua a resistência das misturas e afete todos os parâmetros mecânicos, ainda assim é um material que pode ser utilizado como base e sub?base de pavimentos, pois alcançou parâmetros mecânicos que viabilizam seu uso.

SÃO PAULO, 2012

 

Na página da Biblioteca Digital da USP existe um link para baixar a tese na íntegra: Clique Aqui

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