Como é o Controle Tecnológico das Bases de SAFL e ALA?
O acompanhamento tecnológico da execução, objetivando garantir a aplicação adequada de materiais, bem como o uso de procedimentos construtivos apropriados, é indispensável para o sucesso do pavimento. Para tanto, é necessário executar uma quantidade mínima de ensaios, por uma equipe treinada adequadamente. Recomendase
o seguinte programa:
- Determinação do teor de umidade, a cada 40 m, imediatamente antes da compactação.
- Determinação da massa específica aparente úmida, in situ, e do respectivo teor de umidade com espaçamento de, no máximo, 40 m de pista, em pontos obedecendo à ordem: borda direita, eixo, borda esquerda.
- Ensaios da metodologia MCT, em amostras com espaçamento máximo de 200 m, podendo ser utilizada, para solos com propriedades conhecidas e/ou rodovias de trânsito relativamente leve, a alternativa seguinte:
- Classificação MCT.
- Determinação, em corpos de prova compactados com a massa específica aparente seca máxima e umidade ótima da energia intermediária ( ou de outra energia fixada após trechos experimentais), das seguintes propriedades:
a] Mini-CBR sem imersão.
b] Mini-CBR com imersão e Expansão.
c] Contração axial.
Os valores máximos e mínimos de amostragem, a serem confrontados com os valores especificados no projeto, devem ser calculados de acordo com os critérios adotados no controle estatístico de materiais. Cabe observar que resultados satisfatórios têm sido obtidos, por exemplo, pelo uso das fórmulas adotadas pelo DER/SP (Manual de Normas de Pavimentação, 1991) e pelo DNIT.